Google+ Reta final nos estudos - como vai administrar seu tempo até o fim do ano? | primaERP | BLOG


17 de set de 2015

Reta final nos estudos - como vai administrar seu tempo até o fim do ano?


O fim do ano e os exames já se aproximam. Ainda dá tempo, se você souber como administrar. Seja para as provas finais de sua escola, curso universitário, vestibular, ENEM ou algum concurso que se aproxima. Não importa se você já vem estudando com afinco ou se procrastinou o ano todo, as dicas abaixo podem ajudar a orientar seus estudos e fazê-los mais produtivos. O resultado de considerar a administração do tempo em seus estudos é mais tempo sobrando Tempo esse com o qual você pode fazer o que quiser. Por exemplo, estudar mais ou esfriar a cabeça para começar melhor o próximo encontro com os livros e apostilas.


É crucial gerir o seu tempo com sabedoria. Existem várias técnicas de gestão de tempo que podem ajudar (não apenas) os estudantes a aproveitar ao máximo seu tempo. Aqui estão algumas delas:

1. Coloque “no papel”


A aspas em “no papel” estão ali por um bom motivo. Não precisa ser de fato papel. Na verdade, com a popularização de computadores e smartphones, pode ser que você ache soluções mais convenientes na forma de software.

Independente do meio escolhido, o ponto fundamental é que, se você escrever seus pensamentos, será mais fácil para formular os objetivos do estudo e os passos necessários para alcançá-los. Colocar seus pensamentos na forma escrita é como esvaziar a mente de parte do stress de administrá-los. Sobra então espaço mental para identificar as prioridades e traçar um plano geral daquilo que precisa ser feito.

Dica: Se você não é um fã de escrever no papel ou você está com medo de perder suas notas importantes, você pode usar o Evernote.

2. Planeje sua semana


Se você reservar uma meia-hora por semana para agendar tarefas importantes, vai economizar muito tempo para outras atividades. A recomendação é unir o planejamento com a avaliação das tarefas da semana anterior. Se você deixar de cumprir seus objetivos semana após semana, é hora de procurar saber onde está o problema. Nós só temos 24 horas por dia e depende de você descobrir como é melhor investi-lo.

Dica: Defina sua "rota de tempo" usando o time tracking (registro da utilização do tempo) para controlar quanto tempo você gastou e em que logo suas atividades menos produtivas aparecerão na superfície. Para fazer isso, pode usar uma caneta e papel, uma planilha de Excel ou um aplicativo, como o primaERP.

3. Lembre-se do Princípio de Pareto


O princípio de Pareto ((também conhecido como princípio 80-20) se aplica não só na economia mas também na gestão do tempo. Esta regra estabelece que 20% do esforço vai ser responsável por 80% dos resultados. Por exemplo, em um negócio, 20% de seus clientes vão trazer 80% do lucro. Tente identificar atividades ou tarefas que você é capaz de realizar com resultados acima da média e atribua-lhes uma prioridade mais elevada.

4. Não misture trabalho e lazer


Procrastinar é algo que afeta até os melhores de nós. Você provavelmente já descobriu (da maneira difícil?) que não é bom misturar obrigação e distração. Cada um em seu momento. Como evitar isso? Tente encontrar alguma maneira de controlar quanto tempo você está realmente investindo em estudar ou trabalhar e quanto você está procrastinando. Você provavelmente ficará surpreso, como se tornou uma coisa quase inconsciente fazer coisas como verificar constantemente suas redes sociais, e-mails pessoais, etc.

Dica: descubra o motivo pelo qual você procrastina. De acordo com a psicóloga Linda Sapadin (drsapadin.com) em seu livro “It's About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them” (Penguin Books, 1997), há 6 tipos diferentes de procrastinadores. Faça o teste para tentar identificar o seu.

5. Se adiante


Talvez o ponto mais problemático para a maioria dos estudantes. Ainda que quase todo mundo deixo tudo para o último minuto, a sugestão aqui é fazer um esforço para iniciar as coisas com antecedência. Embora muitas pessoas digam que precisam da pressão do prazo para funcionar, pode ser muito gratificante ter uma tarefa a menos na sua lista para que você possa desfrutar da sensação de liberdade para utilizar melhor aquele tempo extra. Você vai se sentir bem por estar à frente do cronograma. Pode passar o tempo extra com o que você gosta ou precisa fazer e não encontrava tempo.


Você tem algum truque simples para uma melhor gestão do tempo? Escreva nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário